PPgITE recebe professora da Universidade do Texas para palestra

Ensino e aprendizagem focados na equidade, no contexto da educação STEM, foi a temática do evento
21-12-2023 / ASCOM
Evento PPGITE

“Ensino e aprendizagem focados na equidade: implicações da Educação STEM para pesquisa e prática” é o título da palestra ministrada pela professora Tia Madkins, da Universidade do Texas. A aula foi realizada na semana passada pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

A educação STEM é um movimento e uma metodologia que preconiza um ensino baseado em quatro disciplinas específicas (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), integradas em uma abordagem interdisciplinar inovadora. A sigla está relacionada às iniciais dessas quatro disciplinas em inglês.

O evento foi aberto pelo coordenador do PPgITE, professor Dennys Leite, que deu as boas-vindas aos presentes no IMD e apresentou a professora Tia Madkins ao público. A docente e pesquisadora é PhD em Educação pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, e desenvolve estudos e análises voltadas ao ensino e aprendizagem STEM com foco na equidade racial e justiça social. No Brasil, Tia Madkins realiza pesquisas em escolas públicas no estado da Bahia.

Durante a palestra, Tia Madkins abordou como a equidade e a justiça social podem ser aplicadas dentro da sala de aula, a partir de práticas educacionais e experiências de aprendizagens no dia a dia. Ela também expôs uma reflexão sobre a situação sociopolítica contemporânea no Brasil e nos Estados Unidos, citando aspectos semelhantes de racismo e supremacia branca nos dois países, além de também ter discutido os efeitos sociais desse contexto na educação.

A palestra foi organizada pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE), em colaboração com a equipe da Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA) e com a Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE).